JAGUARÃO - PATRIMÔNIO HISTÓRICO & ARQUITETÔNICO
Cidade localizada à margem esquerda do Rio Jaguarão em frente a cidade uruguaia de Rio Branco, a 11 metros de altitude.
Fundada em 1811; vila criada por Dec. de 6 de julho de 1832; instalada em 22 de maio de 1833; cidade por lei prov. n° 322, de 23 de novembro de 1855.
Jaguarão destaca-se pela arquitetura, principalmente de casas, construídas no século XIX.
A cidade tem um dos maiores patrimônios edificados do Estado, com aproximadamente 800 imóveis de destaque. Desse total, 29 casas e prédios estão incluídos no roteiro de turismo Ecletismo no Sul, no qual são apresentadas características formais, linguagens, sistema e técnicas do ecletismo historicista, do luso-brasileiro ou colonial, do neocolonial, do protoracionalista, kitsch e do modernismo. No roteiro, o visitante também descobre detalhes que revelam o toque pessoal de antigos proprietários e construtores, como os vasos, compoteiras e pinhas (utilizadas na tradição portuguesa como símbolo de boas vindas), além dos pisos de vestíbulos em xadrez branco e preto, indicativos da ordem maçônica (Fonte: Sebrae).
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
3 comentários:
sempre lembrado amigo Helio un gran saludo desde Panama de parte
do Roy Rafael Paddy
Oi meu amigo, hoje, 29/05/2010, estou solito num apartamento, em Pelotas, de tantas recordações...
Para mim é muito é muito importante tua manifestação.Saludo hermano!!!!
Que potencial "tiene el www" El mondo és mui pequeño!!!!
Parabéns pelo conteúdo que elegeste para o blog. Gostaria de ler e ver fotos de plantas típicas das nossas matas no teu blog. Sou professora de Ciências e acho importante valorizar os animais e plantas de Jaguarão,coisa que fazes muito bem. Marcia Gonçalves
Postar um comentário